Nota do autor - João Freitas

O tempo livre das crianças de hoje é ocupado com actividades sedentárias, sobretudo a ver televisão, a jogar jogos electrónicos e a navegar na net.
Nas ruas das freguesias e cidades falta o riso e as traquineses das crianças.
Tive o prazer na minha infância e adolescência de ter como palco o ambiente piscatório da Calheta Pêro de Teive, por esta razão, e ciente disto, nutro uma paixão pela Vila de Rabo de Peixe.
O cheiro, o riso, a alegria que nos transmite as crianças de Rabo de Peixe, envoltas intimamente com o seu meio ambiente, aproveitando e reciclando tudo o que ele lhe dá, tão diferenciado dos meios urbanos ou em vias de desenvolvimento, são exemplos referênciais que devemos perpetuar.
Esta diferenciação social, levou-me a fotografar em 2000, os hábitos e os jogos didácticos diários das crianças de Rabo de Peixe, transpondo-os para uma exposição intitulada “ Mensagens “, onde existe um apelo ao respeito pela individualidade.
Passados 7 anos passo- a a livro, tristemente e cada vez mais ciente que este ambiente da minha infância um dia mais tarde tende a desaparecer.
João Freitas